Ação acontecerá em parceria com o CAPS e inicia na próxima quinta-feira (2)

CANELA/GRAMADO

Há mais de 20 anos, o Centro de Reabilitação Emanuel Região das Hortênsias (CRERH), vem transformando a vida de muitas pessoas que desejam ficar longe do álcool e das drogas. Além de prestar apoio aos dependentes químicos, à entidade também irá oferecer auxilio as suas respectivas famílias com o projeto intitulado Núcleo de Apoio a Família (NAFA).

 A ação ocorrerá por meio de uma parceria entre o CRERH e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de Canela. Na oportunidade, uma vez por semana, uma rede de profissionais da área da saúde estarão recebendo dependentes químicos e suas famílias.

As reuniões acontecem todas as quintas-feiras, a partir das 19h, na sede do CAPS, que fica localizado na rua Rui Ramos, Nº50, bairro Canelinha. Conforme o Diretor Interno do CRERH, Fabiano Watzlawick, o objetivo é promover a recuperação e reinserção social de familiares e do dependente químico. “Tratamos a co-dependência através do envolvimento da família em todo o processo”, destacou.

Além disso, o grupo também visa oferecer oportunidade de tratamento ao dependente químico, assim como desenvolver atividades de prevenção ao uso indevido de drogas e prestar orientação para os participantes, para que sejam agentes da melhoria da qualidade de vida da comunidade e oportunizar acolhimento e acompanhamento dos familiares com problemas relacionados ao uso de substancias psicoativas.

O grupo de mútua-ajuda é aberto ao público, gratuito e permanente. As reuniões são coordenadas pelo grupo de voluntários do NAFA, formado por assistentes sociais, psicólogos, agentes comunitários em substâncias psicoativas e voluntários. São iniciadas com uma palestra/depoimentos, rodas de conversa e escutas individuais que oferecerão subsídios para reflexão nos subgrupos de dependentes e co-dependentes.

 Ao final dos grupos há uma confraternização, com a realização de um lanche coletivo, trazido por seus frequentadores. Os interessados em conhecer, receber informações e ingressar no NAFA - CRERH são acolhidos pela equipe, sem necessidade de marcação prévia de horário, e recebem orientações relativas aos serviços oferecidos, ao programa terapêutico e ao processo de triagem.
As famílias e os usuários são cadastrados, orientados e encaminhados, segundo sua solicitação e avaliação da equipe, para o modo de tratamento mais adequado à suas necessidades e possibilidades: grupos de mútua-ajuda, tratamento presencial, permanência na Comunidade Terapêutica, e/ou outros serviços.

Mais informações podem ser obtidas por meio do fone: (54) 99637-2679.